NOTÍCIAS

Confira as notícias sobre os projetos da ENGETRAT e também notícias referentes ao setor madeiras tratadas.

Descarte correto

 

Tratadores de madeira, arquitetos, engenheiros e consumidores finais da madeira tratada, convivem com a sobra do material durante o seu beneficiamento ou aplicação em obras. Estes profissionais geralmente se questionam sobre o correto descarte do material já que o mesmo contém produtos preservativos. O questionamento é extremamente válido já que, dependendo das regras determinadas pela Norma ABNT - NBR 10004:2004 - Resíduos Sólidos - Classificação, a madeira tratada pode enquadrar-se na classificação resíduo sólido perigoso.

Neste informativo, nos preocupamos em destacar algumas regras determinadas pelas Normas ABNT em vigor e pelas Resoluções CONAMA 307/2002 e 448/2012, que tratam do gerenciamento de resíduos na construção civil.

A correta aquisição da madeira tratada e um planejamento da obra, baseado em projeto detalhado, que possibilite a redução máxima da produção de resíduos, são os primeiros passos sugeridos. O acompanhamento de um profissional especializado, que tenha conhecimento de cálculos estruturais e das normas técnicas construtivas também é essencial, mas como nem sempre é possível eliminar as sobras da madeira tratada, existem algumas formas de se destinar os resíduos sólidos após a devida classificação de acordo com as normas. Conheça algumas delas, partindo do principio que reduzir, reutilizar e reciclar - seguindo esta ordem -, são as medidas mais desejáveis:

- Destinação para Ecopontos, quando o volume descartado é pequeno;
- Reutilização em outras partes da obra ou mesmo em outras obras;
- Reciclagem, quando algum tipo de transformação torna-se interessante;
- Destinação para aterros licenciados, que variam de acordo com a classificação do resíduo, se “não perigoso” ou “perigoso”. No caso da madeira tratada, a natureza do preservativo, a retenção de ingredientes ativos e penetração são determinantes para a classificação;
- Recuperação energética, ressaltando que a caldeira precisa ter filtro para não deixar que os componentes químicos escapem para o ar.

Além disto, para que o descarte seja seguro algumas regras deverão ser seguidas:

- Não é permitida a incineração a céu aberto ou em fogões, churrasqueiras, fornos e caldeiras de baixa temperatura;
- Os resíduos não devem entrar em contato com alimentos e água potável;
- Não se deve utilizar a madeira tratada para a confecção de camas para animais.

Ter conhecimento sobre estes conceitos é essencial, afinal, a madeira tratada é um produto de qualidade comprovada, que deve ser mais aplicada, dentro das normas técnicas, na construção civil como material alternativo às madeiras nobres.

Fonte: Informativo Arch - www.lonza.com